Arquétipos: aprenda como utilizar para posicionar e criar [...]
  • Arquétipos: aprenda como utilizar para posicionar e criar marcas

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    22.03.2023

    Arquétipos: aprenda como utilizar para posicionar e criar marcas

    Empregado durante o processo de branding, o arquétipo definido tem ligação direta com a identidade do negócio

     

    De um tempo para cá, os arquétipos ganharam tanto destaque que não se falava em outra coisa. Dividido em 12 categorias, cada uma simboliza as principais motivações básicas do ser humano. Na área do marketing, tais aspectos desempenham papel essencial no processo de branding ou criação de marca, uma vez que, a partir dos conceitos, é possível definir a identidade visual e posicionamento do negócio.

    A teoria, criada pelo psiquiatra e psicoterapeuta Carl Jung, afirma que esses 12 valores e premissas carregados no subconsciente são fundamentais na experiência e evolução de cada indivíduo. Além disso, ele também alega que são capazes de promover emoções e gerar conexões entre uma pessoa e a outra. No marketing, o conceito foi introduzido com o intuito de mostrar às empresas que elas deveriam ter propósitos – indo além do simples desejo de venda – e criar vínculos com os consumidores.

    Dessa maneira, em uma marca, o arquétipo é o pilar responsável por definir a ‘personalidade’. Sabe aquelas pessoas com traços e características fortes que você nunca esquece? É exatamente essa lembrança que o seu negócio deve deixar nas pessoas, para que na tomada de decisão, elas optem pelo seu produto ou serviço e não o do concorrente.

    Ademais, durante todo o processo de criação da identidade visual, por exemplo, esses aspectos também são levados em consideração na hora de definir o logo, escolher a paleta de cores e a tipografia. Afinal de contas, tudo precisa fazer sentido e conversar entre si.  

    Tipos de arquétipos

    Tendo em mente que os arquétipos trazem à tona características que a empresa deseja destacar e ser reconhecida por tal, entenda o que cada um representa e saiba qual deve escolher para a sua marca – caso ela ainda não tenha um:

    1. O primeiro deles é o Inocente. Sempre otimista, acredita que todos podem ser o que quiser e que as respostas para os problemas podem ser encontradas de maneiras descomplicadas. Como a Coca-Cola, por exemplo;
    2. Já o Sábio deseja promover aprendizado e compartilhar conhecimento, pois assim o público conseguirá chegar em grandes lugares. Nenhuma marca poderia representar mais isso do que o Google, uma vez que é um dos buscadores mais utilizados e entrega muito conhecimento aos usuários;
    3. O Herói se destina ao tipo de marca que está pronta para ir contigo onde você for, sempre lhe ajudando no que for necessário. Um bom lema seria: com dedicação e esforço, tudo é possível! Não teria como eleger outra marca que não fosse a Nike;
    4. Empresas que vestem a camisa do arquétipo Fora da Lei tem inquietude como um dos principais atributos, quebram os padrões e buscam constantemente a inovação. Com um ar ‘bad boy’, a marca de motos Harley Davidson é um ótimo exemplo de negócio que utiliza esse arquétipo em seu posicionamento;
    5. Ideal para marcas que desejam desbravar o mundo, o Explorador não gosta do tédio do dia a dia. Como o Jeep, por exemplo, que leva as pessoas a diversos locais, promovendo a sensação de liberdade;
    6. Em campanhas publicitárias de empresas que adotam o arquétipo Mago, não vai faltar elementos que tirem os usuários da realidade. Ele é indicado para negócios que proporcionam um momento diferente e mágico, como os energéticos da RedBull;
    7. O Cara Comum representa as marcas que não se importam de ser mais uma em meio à multidão, uma vez que seu maior desejo é ser inserida de forma efetiva na comunidade. Com uma linguagem acessível e campanhas publicitárias que passem a ideia de que todo mundo é igual, a Havaianas é o exemplo, ainda mais pelo tão conhecido slogan: todo mundo usa!
    8. Direcionado para marcas que despertam desejo, o arquétipo Amante não está somente ligado ao amor. Ele utiliza dos cinco sentidos para criar uma experiência multissensorial nos consumidores. São indicados para marcas que promovem beleza, intimidade ou algo que seja exclusivo, como a marca de maquiagens Dior.
    9. Descontraído e engraçado, o Bobo da Corte prega que a vida é simples. A Pepsi é uma das marcas que utiliza do arquétipo, principalmente por levar na brincadeira o fato de ser uma alternativa da Coca-Cola.
    10. Marcas com o arquétipo Cuidador distribuem carinho e afeto, além de não medirem esforços para fazer algo que ajude as pessoas. Não teria outro exemplo tão bom quanto da Instituição Médico Sem Fronteiras.
    11. Sempre em busca de novos projetos e cheio de criatividade, o Criador está em constante evolução. A Lego é um ótimo exemplo de marca que se enquadra neste arquétipo, uma vez que os consumidores têm um mar de possibilidades a partir de ‘simples’ peças.
    12. O Governante, como o próprio nome induz, se posiciona como líder e tem grande facilidade em expressar com autoridade o que deseja. Empresas com esse arquétipo querem passar ao consumidor luxo, poder e segurança, como a Mercedes-Benz.

    Conseguiu sentir a diferença entre cada um deles e entender em qual a sua marca se encontra?

    #Mondigital #Arquétipos #Marketing #Posicionamento #Marca

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