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Dicas
Jornalismo
19.07.2023
Como criar legendas rápidas, assertivas e que engajem?
Conteúdos longos não ganham resultados positivos e muito menos leads para a empresa
Público: essa é a peça fundamental do quebra-cabeça e a resposta para qualquer solução que se tente encontrar. Convivemos em sociedade com novas gerações cada vez mais imediatistas. Dessa forma, você tem apenas sete segundos para impressionar alguém com um post e uma legenda muito boa. Caso contrário, ela rolará a tela do celular e um lead será perdido. Mas o segredo está aqui: as pessoas só param para ler aquilo que as interessa ou algo que agregará em seu conhecimento. Então não arrisque no achismo. Tenha uma tática estruturada e assertiva no momento de escrever suas legendas.
Em primeiro lugar, você tem que entender que sua empresa atende, satisfaz os desejos e trabalha para as pessoas. Então, para acertar de primeira, faça uma coleta de dados e informações sobre seu cliente – na língua do marketing, isso significa definir a sua persona – qual a faixa etária, o público, a região que mora, entre outros tópicos importantes. Assim, você terá mais chances de conhecer seu cliente e a maneira como ele consome conteúdos nas redes sociais.
É um processo detalhado para entender o seu público, por isso, você precisará de atenção e calma para construir um perfil exato que combine com a sua empresa ou marca. Com essa técnica, você consegue formar legendas curtas, que passam a mensagem necessária e envolvem o leitor em suas estratégias de campanhas ou vendas de produtos.
Etapas para estruturar a legenda
Depois de entender seu público, você estruturará a legenda com indicadores que estimulam o leitor a realizar uma ação, utilizando técnicas de Storytelling - como o próprio nome diz, é a arte de contar histórias por meio da escrita, vídeos ou sons – e apostando em um bom Call To Action (CTA) – a chamada para ação no final. Segundo o site do Business Instagram, uma legenda pode inspirar seguidores e conectar as pessoas que veem o conteúdo e, por isso, exige técnica e prática.
Uma dica é pensar sempre em três etapas para criar a legenda: história, problema e solução. Outra forma é realizar perguntas que incentivem os seguidores a deixarem respostas com comentários e facilitem o engajamento da publicação.
Para gerar proximidade, escreva como você falaria para alguém ou para um amigo seu, ou seja, coloque as principais informações na primeira linha da legenda e preste atenção nos caracteres da mensagem, pois a partir dos 125, as pessoas precisarão apertar em “ler mais”.
Exemplo na prática
Podemos ver este exemplo no post da RisoVita – cliente da Mondigital –, que tem um público que varia entre os mais jovens e adultos, e consegue mostrar uma linguagem fluida e simples. E mais, o perfil conversa e se conecta com as pessoas de forma clara, utilizando memes atuais.
Para atrair o leitor, a legenda usa o storytelling, com gatilho da reciprocidade e uma solução ao fim. Portanto, tudo são técnicas e formas de estímulos que você pode utilizar para vender e alavancar números.
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