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Dicas
Jornalismo
02.08.2023
Veja o outro lado da história: como aproximar o cliente da sua marca?
Uso de gatilhos mentais nas redes sociais, principalmente da afinidade, criará laços e vínculos com público, criando leads fiéis
Em um jogo de adivinha, você conseguiria imaginar uma garrafa pet preta com o rótulo vermelho e dizer qual marca é? E se fosse uma marca de café que é reconhecida nos aeroportos, também saberia? A Coca-Cola e a Starbucks são empresas mundialmente conhecidas e renomadas pelo nome, não pelo produto. E para chegar nesse nível, ambas utilizaram muita estratégia de marketing, até que fixassem na mente do consumidor aquilo que queriam: se tornar parte da vida das pessoas.
E a palavra-chave para tudo isso é: proximidade. Cada vez mais, os usuários desejam uma proximidade com os perfis que seguem, até para verem com quem estão falando e quem faz parte do negócio. É assim que funciona o gatilho da afinidade. A marca precisa se colocar no lugar do seu cliente e ver por outra perspectiva. E quando há um resultado positivo, as pessoas podem não perceber, mas já estão sendo influenciadas pelo seu produto.
É preciso mostrar que, mesmo sendo um negócio no mercado, sua empresa conhece mais do cliente e se tornar um lugar confiável para que ele possa consumir. Utilizando este gatilho nas redes sociais, você apresenta à pessoa que o propósito e desejos dela são iguais aos seus.
Por exemplo, utilizando um storytelling que se encaixe na realidade do público-alvo, para que ele se envolva com a história; adotando a palavra "você" nas publicações, para trazer esse vínculo; ou até mesmo, se for o caso e se encaixar com o posicionamento de marca, usando uma linguagem em primeira pessoa, como "nós fazemos" e "nós ajudamos”. Além disso, quando mostramos algum problema e, em seguida, trazemos a frase “nós temos a solução” na publicação, o gatilho da afinidade/proximidade é acionado ainda mais.
Postagens humanizadas
Você já ouviu a expressão “postagens humanizadas”? Ela “basicamente” é o caminho para atingir o seu público. Seja por meio de um meme ou até uma necessidade do usuário que você poderá sanar com aquilo que vende. Assim, o consumidor entenderá que você compreende o que ele está passando e, com a estratégia bem definida, criará uma relação de confiança.
Isso vale tanto para grandes, médias e pequenas empresas. Como o exemplo da Fumacense Alimentos – cliente da Mondigital – que utiliza de posts tanto comerciais, quanto do dia a dia do trabalhador. E pode apostar, ela mantém a essência do profissionalíssimo e da ‘parceria’ ao mesmo tempo, ao evidenciar as pessoas que fazem a engrenagem da máquina girar. Ou seja, mesclando essas duas vertentes de conteúdo, a empresa terá seguidores cada vez mais nichados e fiéis ao negócio.
#Marketing #Vendas #PostagensHumanizadas #GatilhosMentais #Estratégia
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