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Dicas
Jornalismo
11.08.2023
LinkedIn: ferramenta estratégica para negócios e marketing digital
Descubra que a maior rede de contatos vai além de um perfil profissional, trazendo espaço para venda e reconhecimento no mercado de trabalho
Um lugar que conecta empresários, profissionais e iniciantes no mercado. O LinkedIn é uma rede social muito forte para o público Business to Business (B2B) e para contas que usam o marketing pessoal. Ou seja, não é só um espaço para buscar trabalho, mas uma plataforma em que usuários e marcas podem mostrar o seu produto e conquistar novos clientes.
Ainda não acredita? Com certeza, este dado comprova a magnitude da plataforma: o Brasil se tornou o 4º país, em 2021, com mais de 51 milhões de internautas no LinkedIn. É muita gente usando e querendo descobrir novas áreas dentro do mercado de trabalho.
Dessa maneira, vale a pena investir na plataforma com conteúdos direcionados e que mostrem a credibilidade e autoridade do seu negócio em sua área de atuação. Para as empresas iniciarem nesta ferramenta, o ideal é ter uma company page para divulgar a imagem e perfil do seu trabalho. Com a audiência direcionada, a possibilidade de fechar negócios será maior, podendo se intensificar ainda mais ao utilizar técnicas como copyright e gatilhos mentais na criação das publicações.
Segundo as análises do mentor de negócios digitais e cofundador da Linkedyou – plataforma de vendas digitais –, Edu Costa, o LinkedIn é uma excelente rede por conciliar as estratégias de outbound e inbound marketing, atraindo leads e os prospectando. Dessa forma, essa ferramenta utiliza táticas para uma venda digital complexa, que exige atenção no público segmentado para ter mais assertividade. Por exemplo, com a intenção de divulgar um evento de workshop para microempreendedores, o conteúdo compartilhado poderá abordar temas e soluções para convencer o cliente ou o parceiro em vendas.
Muitos comerciais da área de marketing prospectam e buscam pelas empresas diretamente na própria plataforma. Por isso, mas uma vez ressalta-se a importância de manter a página atualizada com as novidades do negócio. Não só isso, mas o LinkedIn é o primeiro meio que profissionais e iniciantes no mercado de trabalho vão em busca para conhecer novas oportunidades.
Marketing pessoal
Outro nicho que está crescendo é o desenvolvimento do marketing pessoal dentro da plataforma. Ela está se tornando um espaço para as pessoas publicarem suas conquistas profissionais e divulgarem que estão disponíveis para um novo emprego, bem diferente das outras redes sociais, onde são publicados momentos do dia a dia.
Os usuários gostam de ler e conhecer histórias, de ver quem é o cidadão no meio profissional. Assim, começar com publicações de conquistas ou reconhecimento ode ser uma boa pedida, pois mostra o esforço para que os desafios sejam alcançados. A ideia é focar em compartilhar negócios e experiências.
Com o tempo, a rede digital vai divulgando e impulsionando a sua conta para os outros indivíduos, então deixar o perfil cada vez mais completo – com as hard e soft skills – é essencial.
E para analisar todos os resultados, o próprio LinkedIn fornece análises e resultados do perfil, seja a quantidade de visualizações, impressões das publicações e a frequência com que a conta é exibida nas pesquisas.
#Marketing #LinkedIn #Vendas #Dicas
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