Como fazer com que o usuário consuma seu conteúdo até o [...]
  • Como fazer com que o usuário consuma seu conteúdo até o fim? Continue lendo e confira

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    11.10.2023

    Como fazer com que o usuário consuma seu conteúdo até o fim? Continue lendo e confira

    Com público cada vez mais curioso e no 220v, a dica é utilizar gatilhos mentais, além de fracionar a informação em pequenos blocos

     

    Hoje em dia, onde a informação pode ser encontrada em diversos canais e a atenção do público é mais valiosa que o prêmio do Big Brother Brasil, a capacidade de prender a atenção do usuário até o fim de um conteúdo tornou-se um desafio para muito social media de plantão. Nesse cenário, uma das dicas é utilizar gatilhos mentais e fracionar a informação em pequenos blocos. Além de tirar a aparência de ser um texto longo, as chances de o internauta consumir a publicação por completo aumentam, dado que ele só terá a explicação completa ao passar por todas as lâminas ou assistir o vídeo até o fim.

    Mas calma aí! Esse truque só funcionará se seu conteúdo for realmente bom e cativante. Então já descarte a ideia de enganar seu seguidor o fazendo perder tempo com algo que poderia ter sido dito logo de cara. No caso dos conteúdos longos, aí sim. Divida os dados e sempre deixe aquela pulguinha atrás da orelha que o instiga a continuar lendo.

    Gatilhos mentais: a chave para prender a atenção

    Ainda não sabe o conceito de gatilhos mentais? Basicamente são técnicas psicológicas que influenciam o comportamento das pessoas, despertando nelas reações emocionais e cognitivas. É como se uma chave virasse e, de repente, elas precisassem tomar uma ação. Por isso, quando utilizadas de forma eficaz, podem ser poderosas ferramentas para manter o usuário interessado. Captou a mensagem? Você já viu ou escutou “últimas unidades” ou “não perca essa oportunidade”? Esses são exemplos clássico de gatilhos mentais.

    Confira aqui uma lista dos mais utilizados e como trabalhar cada um deles nas suas postagens:

    Gatilho da curiosidade: quando algum conteúdo começa logo com aquela pergunta de milhões, que faz até o dedo coçar para saber a resposta.

    Gatilho da escassez: ao indicar algo único, mas que estará disponível por um tempo limitado cria o senso de urgência.

    Gatilho da autoridade: quando você demonstra sua expertise, o leitor percebe que está consumindo conteúdo de alguém que realmente entende do assunto, fazendo com que continue a leitura, ao julgar que nãos será perda de tempo.

    Gatilho da reciprocidade: a partir do momento que você oferece ao em troca, tooooodo o cenário muda. Vai dizer que aquela sensação de sair no lucro não dá uma felicidade? Se você for compartilhar informações úteis e relevantes que irão beneficiar seu seguidor de alguma forma, essa é uma ótima oportunidade para usar esse gatilho.

    A disposição das informações também ajuda

    Além de usar gatilhos mentais eficazes, a forma como você apresenta a informação desempenha um papel fundamental na retenção da atenção do usuário. Um ótimo começo é a aposta do formato carrossel ou reels. No primeiro caso, você consegue dividir o texto em pequenos blocos, com subtítulos atrativos, enquanto a legenda concentra menos dados. Enquanto isso no vídeo, você pode utilizar de recursos para tirar a monotonia, como imagens simultâneas, músicas, gráficos, animações visuais, dentre tantas outras possibilidades.

    No caso da Farmácia Poupamil – cliente da Mondigital – nosso time de creators utilizou uma dúvida comum de toda pessoa para elaborar um conteúdo. Além de na capa constar um “arraste para o lado”, o restante dos dados é trazido em pequenos itens. Anotou tudo? Agora coloque em prática e alavanque os seus resultados!

    #Mondigital #Conteúdo #RedesSociais #Dicas

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