Em alta
Jornalismo
14.02.2022
Quais lições o Big Brother Brasil deixa para o marketing?
O Big Brother Brasil – sem sombra de dúvidas – deixa diversos ensinamentos tanto para os telespectadores quanto para as empresas de marketing e de outros segmentos. Muito mais do que um programa de entretenimento, o maior reality show do país tem mostrado, diariamente, a importância de um bom plano de marketing, a utilização de estratégias omnichanel e a necessidade de se posicionar frente a assuntos importantes.
Tendo isso em vista, um dos principais ensinamentos do BBB é que uma marca deve estar sempre atenta ao hoje, mas sem deixar de pensar no futuro e em planejamentos a longo prazo.
Antes mesmo do início do confinamento, as redes sociais já bombavam de notícias sobre supostos participantes, aumentando o engajamento e o interesse do público pelo início do programa. Daí, a evidência de que as empresas precisam ter uma equipe antenada com as reações em tempo real e preparada para o que possa surgir no futuro.
Uma estratégia que não se limita apenas a quem participa de um reality show.
Estratégia omnichanel
Ao optar pela estratégia de marketing omnichanel, a empresa utiliza simultaneamente e de forma interligada, diversos canais de comunicação. O objetivo? Aproximar a relação entre os canais online e offline, proporcionando uma experiência completa por existir em mais de um meio e, por consequência, melhorando a experiência do cliente.
Se mostrando uma forte tendência no varejo, um exemplo são as roupas, sapatos ou acessórios que participantes do Big Brother Brasil utilizam em alguns programas e que, momentos depois, encontram-se esgotadas no mercado.
Outro exemplo vem do mundo da música. Na edição passada, o cantor Rodolffo optou por lançar uma canção enquanto estava confinado. O resultado? Sucesso total! Até a dancinha que seus colegas criaram e foram transmitidas pelo canal de televisão, posteriormente viralizaram nas redes sociais.
Esse, inclusive, pode ter sido o motivo de a cantora Naiara Azevedo, optar por fazer a mesma coisa neste ano. Sua música nova ainda não foi disponibilizada na íntegra para o público, mas eles já tiveram um “gostinho” ao escutarem algumas partes durante sua participação.
Posicionamento
Ainda na edição passada, o trabalho desempenhado por uma assessoria de comunicação e imprensa se mostrou imprescindível. Por conta do tão temido “cancelamento”, a necessidade de se ter uma boa gestão interna e externa de crises ficou evidente e se tornou basicamente um pré-requisito para os participantes de 2022. Neste caso, não somente para os integrantes dos grupos camarote e pipoca, mas também das marcas que apoiam esses competidores.
A situação que mais marcou a edição passada foi a da rapper Karol Conká. Após alguns comportamentos da sister, empresas que tinham parceria com a cantora optaram por cancelar a ligação, uma vez que não queriam sua imagem associada às atitudes que revoltaram muitos brasileiros.
Já na edição de 2022, principalmente artistas já conhecidos pelo público optaram por realizar trabalhos de preparação e gestão de imagem antes mesmo de entrarem na casa mais vigiada do Brasil, com objetivo de estarem preparados ao máximo para possíveis decisões que precisem ser tomadas durante o confinamento.
E, com toda certeza, muitos brothers deixaram equipes inteiras de prontidão do lado de fora da casa, para agir no mesmo momento em caso de necessidade de algum posicionamento.
Aumento no engajamento
Mesmo sem patrocinar o BBB, é possível aumentar a minha presença nas plataformas digitais? A resposta para essa pergunta – que muitos fazem – é: SIM!
A maioria da população acompanha, de forma direta ou indireta, o reality show. Isso, porque durante os meses de confinamento, não se fala em outra coisa. Neste cenário, diversas marcas apostam em conteúdos que tenham relação com a casa mais vigiada do Brasil.
Fator esse que explica a enorme quantidade de postagens relacionadas ao BBB que aparecem no feed das mais variadas redes sociais, principalmente na aba “explorar” dos fiéis telespectadores do programa, quase que em tempo real. No caso do Instagram, a plataforma utiliza as suas métricas para distribuir as publicações aos usuários conforme seus interesses.
No dia a dia
De forma geral, os ensinamentos proporcionados pelo o BBB devem ser levados em consideração não apenas quando o programa está no ar, mas sim durante todos os dias do ano. Ficar atento às trends do momento para gerar mais interação com o público, planejar conteúdos que atinjam desde clientes novos até os mais antigos e despertar a curiosidade sobre o tema abordado são a base para um bom planejamento de conteúdo.
Da mesma forma que contar com uma assessoria de imprensa para auxiliar a empresa a se posicionar sobre certos assuntos, bem como diminuir a chance de crises se tornou imprescindível. Neste caso, não somente para se ter um bom relacionamento com a mídia, mas também com os próprios colaboradores e clientes.
#Mondigital #BBB #Ensinamentos #Marketing
Marketing - 5 minutos
Revolucione as vendas da sua empresa com estratégias de e-mail marketing
Ferramenta é uma das mais utilizadas para quem deseja transformar leads em clientes fiéis, bem como criar relacionamento com consumidor
Jornalismo
31.07.2024
Marketing - 3 minutos
O poder do digital de destruir barreiras
Na Mondigital, além de atender empresas consolidadas no Brasil, nosso time também atua na criação de conteúdos para clientes internacionais
Jornalismo
22.07.2024
Criciúma
Av. Santos Dumont, 2465, Sala 205, São Luís, Criciúma/SC, 88803-200
mond@mondigital.com.br
(48) 99160-9808
Joinville
Rua João Pessoa, 2033, Costa e Silva, Joinville/SC, 89218-533
mariana@mondigital.com.br
(47) 99653-3773
Copyright 2024 © Mondigital - Desenvolvido por: Cayman Sistemas