Marketing
Jornalismo
18.02.2022
Crossmedia e transmídia: entenda de uma vez por todas a diferença
Crossmedia e transmídia são conceitos relativamente antigos, mas que tem ganhado cada vez mais força nos últimos anos. Por isso, várias pessoas buscam entender a diferença entre os dois. O que às vezes passa despercebido é que saber qual utilizar no dia a dia se torna mais importante do que compreender do que cada um se trata.
Estratégias diferentes possuem objetivos distintos e, consequentemente, a maneira como serão aplicadas variam. Por isso, às vezes empresas optam pela transmidialidade, enquanto em outros casos, aplicam a crossmedia para a divulgação de algum serviço ou produto.
Crossmedia
De forma simplificada, com a crossmedia, um mesmo conteúdo será entregue em diferentes mídias. Dessa maneira, seja por meio do jornal, da televisão, da rádio ou das redes sociais, a mesma mensagem será transmitida em todas as plataformas.
Ao optar por essa estratégia, o alcance é amplificado, uma vez que diferentes pessoas consomem diferentes plataformas e, consequentemente, todas elas consumiram o mesmo produto.
Transmídia
Um pouco mais complexa, a transmídia utiliza do storytelling para contar histórias em diversos meios, que se complementam. Neste cenário, o que uma pessoa escuta no rádio complementa o que ela vê nas redes sociais da empresa, por exemplo. Ao aplicar a transmidialidade, uma curiosidade é despertada no usuário, fazendo com que ele comece a consumir os outros conteúdos para entender cada vez mais a história que está sendo contada.
Exemplo prático
O Criciúma Shopping – cliente da Mondigital – traz sempre atrações gratuitas para a comunidade. Esta, por sua vez, precisa ser difundida para que a população tenha conhecimento e possa desfrutar da ação ofertada. Cada produção é diferente uma da outra, ou seja, aplica-se a técnica crossmedia para passar uma mensagem ao público do estabelecimento.
Para isso, diversos materiais são elaborados. Iniciando com a criação de outdoors para colocar na cidade e divulgar o evento, até a criação de postagens e identidades visuais específicas para cada ação, bem como divulgação em veículos de comunicação da região. E, por fim, também há a construção de releases para a imprensa.
Todos esses serviços são feitos para que um maior número de pessoas seja atingido com a mesma mensagem. A única diferença é a quantidade de informações que estará presente em cada uma delas. O outdoor, por exemplo, tem uma mensagem concisa, enquanto o release possui todas as informações detalhadas em um único material.
#Mondigital #Crossmedia #Transmídia #CriciúmaShoppping
Marketing - 5 minutos
Revolucione as vendas da sua empresa com estratégias de e-mail marketing
Ferramenta é uma das mais utilizadas para quem deseja transformar leads em clientes fiéis, bem como criar relacionamento com consumidor
Jornalismo
31.07.2024
Marketing - 3 minutos
O poder do digital de destruir barreiras
Na Mondigital, além de atender empresas consolidadas no Brasil, nosso time também atua na criação de conteúdos para clientes internacionais
Jornalismo
22.07.2024
Criciúma
Av. Santos Dumont, 2465, Sala 205, São Luís, Criciúma/SC, 88803-200
mond@mondigital.com.br
(48) 99160-9808
Joinville
Rua João Pessoa, 2033, Costa e Silva, Joinville/SC, 89218-533
mariana@mondigital.com.br
(47) 99653-3773
Copyright 2024 © Mondigital - Desenvolvido por: Cayman Sistemas